Os acadêmicos dos cursos pertencentes à área de Inovação e Tecnologia foram recebidos nesta quarta-feira, dia 15/03, para um evento especial. A aula inaugural da área lotou o Salão de Atos e serviu para ambientar os alunos sobre o que vem acontecendo na Instituição. Num primeiro momento, o coordenador da área, Prof. Me. Alexandre Andreoli se apresentou e falou um pouco da área, afirmando que a razão dela é “amar a inovação” e, por isso, a importância de “criar uma geração de makers, sem medo de errar”. Os coordenadores de curso tiveram a oportunidade de se apresentar e falar sobre os principais projetos que estão em andamento ou planejados para o ano.

A primeira palestrante foi a Diretora de apoio e qualificação profissional do Senge, a Engenheira Nanci Begnini Giugno, que falou do papel do Senge e das bandeiras levantadas em defesa da categoria. “Eu entendo que o sindicato é a segunda casa do engenheiro”. Depois dela, foi a vez do coordenador da área de Educação e Cultura, Prof. Dr. Augusto Niche que falou sobre o impacto que a parceria com a Google na vida dos professores e alunos. “Esse projeto vai, certamente, entrar na sala de aula de todos vocês”. A partir disso ele fez diversas observações sobre as didáticas utilizadas há muito tempo nas escolas e que não incentivam a reflexão e o aprendizado interdisciplinar e como isso pode chegar à universidade no momento em que uma aula pode ter diversos modelos e usar a realidade para entender a teoria. “Chegou a hora de a gente fazer a virada de chave na universidade”, concluiu.