O dia 6 de agosto sempre foi muito significativo para a comunidade acadêmica, mas neste ano o apagar das velinhas tem um gostinho muito especial: o primeiro aniversário comemorado como Universidade. A celebração dos 41 anos remonta uma existência marcada pelo árduo trabalho em prol da construção de conhecimento e o devido reconhecimento pela atuação institucional sempre atenta à vocação comunitária e responsabilidade social. Tudo isso, é claro, com os olhos no futuro.

Neste aniversário, a Instituição se configura como Universidade e pioneira em parcerias inovadoras. A mais recente conquista, a implementação da modalidade de Educação a Distância, vem acompanhada do lançamento da plataforma LEX – La Salle Learning Experience, ambiente virtual para o EAD totalmente integrado com as ferramentas Google, desenvolvido em parceria com a Google for Education e a Nuvem Mestra. A inauguração da Xperience Room, sala totalmente adaptada e preparada para desenvolver atividades que se utilizam de metodologias ativas e inovadoras no ambiente acadêmico, também integra esse movimento.

Uma história escrita por muitas mãos

“Uma universidade se faz com pessoas engajadas e uma gestão de qualidade com um bom colegiado. Nos últimos anos, galgamos excelência de ensino e reconhecimento. A Universidade soube implantar um projeto pedagógico participativo, envolvendo alunos, professores e empresas. Nosso ensino se dá por essas forças vivas que atuam dentro e fora da Instituição, uma somatória das lideranças, empresas parceiras e sociedade”, declara o Reitor Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc. Desde a sua origem, a prioridade da Universidade e de toda a Rede La Salle, são as pessoas que integram a comunidade, a sua formação e de quem pode dar continuidade ao ciclo de construção de conhecimento. No dia 6 de agosto de 1976 a Instituição dava os primeiros passos em Canoas, com a criação do primeiro curso: Estudos Sociais. Ainda no mesmo ano, o então centro Educacional La Salle de Ensino Superior – CELES, passou a oferecer os cursos de Letras e Pedagogia, com ênfase na preparação de professores, alinhados com a orientação filosófica da Congregação. Além dos cursos de Graduação, existiam cursos de Pastoral Catequética e Estudos Adicionais.

Em 1986 foram criados os primeiros cursos de Pós-Graduação lato sensu, focados na área da Educação. Em 1998 a Instituição tornou-se Centro Universitário La Salle, por meio do Decreto Presidencial de 29 de dezembro de 1998. A partir do ano 2000, atendendo à diversificada demanda, dez novos cursos foram implantados e diversos outros foram reeditados. Em 2006, foi recomendado pela CAPES o primeiro curso de Pós-Graduação stricto sensu, o qual iniciou em março de 2007. Em 2011, em parceria com as escolas de negócios da Rede La Salle Internacional, foi criada a La Salle Business School, com o objetivo de formar profissionais voltados ao mercado de negócios e lideranças.

Em 2013, O Centro Universitário La Salle foi reconhecido como Instituição Comunitária de Ensino Superior, designação outorgada conforme ditames normativos da Lei 12.881, de 12 de novembro de 2013. No ano seguinte, a Instituição comemorou a criação do primeiro Doutorado Acadêmico, oferecendo à comunidade de Canoas e região a possibilidade de formação integral e continuada, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão de qualidade, primando pelo desenvolvimento sustentável da sociedade.

Um grande projeto de infraestrutura tornou-se realidade em 2015, quando foi inaugurado o novo prédio da Biblioteca, com 6.500m². Em termos de infraestrutura, vale destacar os investimentos em recursos de acessibilidade, instalados em todo o campus, facilitando o deslocamento dos acadêmicos e abrindo as portas da La Salle para uma comunidade mais diversa. Já 2016, em especial, foi um ano de intensificação de projetos que se tornariam realidade em 2017, como o desenrolar do EAD e a parceria com a Google for Education, o que envolveu o desenvolvimento da LEX e da estrutura física para atender as necessidades da nova demanda. Os investimentos no corpo docente, na pesquisa e extensão, realizados em 2016, foram essenciais para a conquista do título de Universidade. “Somos uma universidade atenta à comunidade e ao mercado. A atualização permanente das metodologias, das tecnologias e abordagens são diferenciais para integrar e equilibrar ensino, pesquisa e extensão comunitária”, conclui o Reitor.