No dia seis de agosto de 1976, 77 alunas e 3 alunos iniciaram sua formação na nova instituição de ensino superior de Canoas nos cursos de Estudos Sociais e Letras do Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (CELES). A instituição era nova, mas era amparada por uma história de mais de 60 anos na educação básica, desde a chegada dos irmãos lassalistas em Canoas em 1907. Ali começaria a história profissional de milhares de gaúchos: hoje o Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas reúne um portfólio de mais de 40 cursos de graduação, especialização, MBA, mestrado, doutorado e extensão, sempre priorizando a formação humanista e o desenvolvimento da comunidade de seu entorno. Uma instituição comunitária e confessional que no ano em que completa 40 anos de existência dá passos largos para tornar-se Universidade.

Em consonância com o processo de expansão dos cursos, a Instituição tem adotado uma política de investimento nas áreas de pesquisa e extensão, ampliando e consolidando seu compromisso acadêmico e social com a comunidade.

A Instituição investe fortemente em seu processo de internacionalização, com um rol de mais de 40 instituições conveniadas em todo o mundo. Sempre orientada pelos princípios da Rede La Salle, presente em todos os continentes, o Unilasalle Canoas mantém em sua essência o compromisso com a valorização das pessoas e o desenvolvimento comunitário.

Confira os principais marcos do histórico do Unilasalle Canoas:

6 de agosto de 1976: iniciam-se as aulas das primeiras turmas de Estudos Sociais e Letras do Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (CELES). No total, 77 alunas e 3 alunos iniciam sua formação na nova instituição de ensino superior de Canoas/RS.

1977 Início do curso de Pedagogia no Centro Educacional La Salle de Ensino Superior

1980 Oferta dos primeiros cursos de Pós-Graduação e Extensão Universitária nas áreas sociais e pedagógicas

1987 Início das Licenciaturas em História e Geografia Em 16 de outubro de 1989, constitui-se a Comissão Pró-Universidade La Salle de Canoas em reunião do  Conselho Provincial. Sob a Presidência do Irmão Marcos Antônio Corbellini, retoma-se o projeto da Comunidade do Instituto Geobiológico de 1955.

Dezembro de 1998, o Centro Educacional La Salle de Ensino Superior (CELES) passa à condição de Centro Universitário, com denominação de Centro Universitário La Salle (Unilasalle). A decisão reitera o desejo da comunidade lassalista em criar a sua primeira universidade brasileira.

1999 a 2005 Criação de 25 cursos de graduação

2006 Implantação do Balanced Scored Card (BSC), que contribuiu para a otimização dos processos do Unilasalle e para a gestão auto-sustentável da instituição. (2006)

2006 Criação do primeiro Mestrado Acadêmico

2011 Em parceria com as escolas de negócios da Rede La Salle Internacional, cria-se a La Salle Business School, com o objetivo de formar profissionais voltados ao mercado de negócios e lideranças

2013 O Centro Universitário La Salle é reconhecido como Instituição Comunitária de Ensino Superior, designação outorgada conforme ditames normativos da Lei 12.881, de 12 de novembro de 2013.

2014 Criação do primeiro Doutorado Acadêmico

2015 Inauguração do novo prédio da Biblioteca, com 6.500m²