Como diz a sabedoria popular, viajar é bom, mas voltar para casa é melhor ainda. Já voltar com um prêmio internacional na mala foi atingir todas as expectativas da viagem mais recente de Cássio de Oliveira Vidal e da equipe vitoriosa do Campeonato de Robótica Aberto da Ásia, realizado na Austrália, no último domingo, dia 9.

Cássio é acadêmico do curso de Engenharia Civil, da Área de Inovação e Tecnologia da Universidade La Salle, e com outros 11 alunos, egressos e professores do Colégio Coração de Maria, de Porto Alegre, disputou e levou o Troféu Champion’s Award, com um protótipo de simula a frequência emitida pelo ron ron do gato.

O objetivo do equipamento, feito com uma lâmina de madeira, braçadeira, um circuito com caixas de som e um pen drive, é acalmar diferentes espécies de animais no pré-operatório, como para a aplicação de anestesia, por exemplo. A ronronterapia já foi testada em clínicas veterinárias e, de acordo com Cássio, apresentou resultados satisfatórios. “A equipe se preparou muito para o campeonato e o prêmio, de certa forma, é um reconhecimento do nosso trabalho e dedicação. Queríamos muito essa conquista, mas não deixou de ser uma feliz surpresa termos ido tão longe e vencido a etapa internacional”, declara o estudante.