O desenvolvimento da Universidade La Salle está atrelado ao desenvolvimento de Canoas. Sob essa premissa o reitor da Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc, palestrou ao público que esteve na manhã desta quinta-feira (31/08) no Salão Nobre da Câmara de Indústria e Comércio e Serviços de Canoas (CICS). O tema da palestra foi “CANOAS + UNIVERSIDADE LA SALLE: Pesquisa e atuação comunitária desenvolvendo a cidade”. Fossatti explicou mais sobre o contexto do título de Universidade, da vocação comunitária da instituição e dos projetos realizados pelas diferentes Áreas. Ele também salientou a importância de Universidades, poder público e empresas andarem juntos para promover o desenvolvimento: “Num país onde temos tantos excluídos temos muitas razões para nos dar as mãos e nos unirmos. Uma Universidade Comunitária se faz rompendo fronteiras”, explicou.

Estiveram presentes no Almoço de Ideias empresários, representantes de entidades e poder público. Entre eles o presidente da CICS, Luiz Carlos Stefani, e o presidente da CDL Canoas, Paulo Ricardo Fritzen, que coordenaram um momento com perguntas após a fala do reitor. A presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (FEDERASUL), Simone Leite, também assistiu a fala de Fossatti e destacou a parceria que está sendo firmada entre as instituições através da Escola de Líderes. O projeto foi idealizado pela Federasul com a chancela da Universidade La Salle. O objetivo é desenvolver lideranças do meio empresarial para ocuparem espaços no cenário político. A ideia é uma orientação de uma nova política e que é hora dos empresários fazerem parte desse cenário ativamente. O curso deve iniciar em outubro de 2017 e vai até junho de 2018. Será ministrado por professores da Universidade La Salle e convidados.