Pesquisadores de toda América Latina foram recebidos na noite desse domingo (02/09) na Universidade La Salle ao som de música tradicionalista. O Centro de Tradições Gaúchas Brazão (sic) do Rio Grande, de Canoas, apresentou músicas e danças típicas na abertura do VI Congresso Ibero-americano de Investigação e Governança Universitária e I Encontro Regional de Gestão Educacional em Diferentes Contextos, que acontecem até 04/09. "A universidade do século XXI se caracteriza pela internacionalização. As Lassalistas olham para o mundo nesse congresso que conta com pesquisadores do Peru, Chile, Argentina, Espanha, Venezuela e Colômbia. Nós precisamos ser os autores do nosso futuro a partir da inovação", detalhou o reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc.

A Conferência Magna teve como tema "Educação Básica e Superior no Brasil: seus modelos de gestão, cenários e desafios", ministrada pelo Professor Doutor Gilberto Gonçalves Garcia, reitor da Universidade São Francisco, São Paulo, e Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). "Os modelos de governança têm limitações nas aplicações às comunitárias. A questão que se coloca é 'Como podemos construir um modelo de governança para essas universidades mantendo sua identidade histórica?' Penso que para um modelo compatível com o modelo comunitário temos que estar atentos aos processos decisórios nas instituições, o desempenho da instituição deve responder às demandas da sociedade, a prestação de contas de forma transparente, o financiamento deve ser diversificado entre outros pontos", citou.

O VI Congresso Ibero-americano de Investigação e Governança Universitária e o I Encontro Regional de Gestão Educacional em Diferentes Contextos são organizados pela Universidade La Salle Canoas, Faculdades La Salle Manaus, Lucas do Rio Verde, Estrela e UniLaSalle Rio de Janeiro. Tem patrocínio da Fapergs e Capes e apoio da Província La Salle Brasil - Chile, Universidad De Los Lagos, Universidade Católica de Petrópolis, Rede Rankintacs e Universidade Católica de Brasília.

Confira mais fotos AQUI.