Menu

E se ao final do seu Mestrado, além de uma dissertação, você pudesse gerar um produto que garanta a popularização da sua pesquisa? É isso o que propõe o Mestrado em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. O livro “A Arte de Tracunhaém e Seus Mestres/Artesãos” é uma dessas produções. O pesquisador, agora Mestre, Juliano Leal Camargo reúne na publicação textos de parte de sua dissertação: “Tracunhaém: a tradição e memórias no moldar do barro”, orientada pelo Prof. Dr. Artur Cesar Isaia e co-orientada pelo Prof. Dr. Renato Ferreira Machado. “Trata-se de uma pesquisa atenta ao pulsar da vida social e das manifestações culturais de uma cidade e de um povo. Neste sentido, tratou com sensibilidade e acuidade o que chama de ‘moldar o barro’ e suas implicações na existência dos seus habitantes e na configuração social da cidade. Com este trabalho, Juliano colabora, sem dúvida, para divulgar uma cidade e uma manifestação artística ainda não devidamente conhecidas e valorizadas quando se fala em cultura nacional”, avalia Isaia. O livro conta ainda com entrevistas realizadas com a comunidade local e material fotográfico, captado entre 2013 e 2017. Confira o conteúdo AQUI. O projeto tem o intuito de colaborar com a visibilidade da produção artesanal do município de Tracunhaém, situado no Estado de Pernambuco

As inscrições para o Mestrado e Doutorado do O PPG em Memória Social e Bens Culturais estão abertas. Saiba mais AQUI.

Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico

Em um ambiente acolhedor e que propõe reflexões sobre temas atuais, profissionais de diversas áreas optam pelo Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais. “Memória Social é um campo de estudos que permite pensar sobre todas as dimensões da sociedade: de questões humanas a tecnológicas, propomos e realizamos pesquisas científicas que descobrem novas ideias e valores em gestão de empresas e organizações, políticas públicas, práticas educativas, projetos culturais e sociais, linguagens culturais, patrimônio cultural e indústrias criativas”, contextualiza o coordenador do PPG, Prof. Dr. Lucas Graeff. Através de pesquisa científica aplicada, o futuro mestre estudará a fundo um tema ou problema fundamental para a sua carreira e para a sociedade em que se insere. Além disso, ao final da formação nessa modalidade de ensino, geram-se produções técnicas de diversos tipos: audiovisuais, materiais didáticos, aplicativos para smartphone, roteiros de interesse turístico-cultural, planos de gestão do conhecimento e planejamento estratégico de carreiras e de organizações.

Confira as produções técnicas AQUI.

O Programa oferece também um curso de Doutorado Acadêmico. “Nesse caso, o futuro doutor ou doutora estará apta para orientar pesquisas científicas de alto nível em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O trabalho final é uma tese, isto é, uma pesquisa que promove uma descoberta ou inovação conceitual para a sua área de referência”, finaliza Graeff.

Entre em Contato