“Estamos formando conformistas competentes. É tempo de formarmos rebeldes competentes”. Com essa frase, o sociólogo português Boaventura de Souza Santos, foi aplaudido de pé em junho de 2017 ao palestrar na Universidade La Salle. Boaventura traz um importante questionamento sobre a forma como o estudo do Direito vem sendo popularizada. “Precisamos reformular as faculdades de Direito. As preocupações sociais não estão presentes entre os objetivos dos estudantes”, destacou ao dizer que é possível uma revolução jurídica para o bem da sociedade. É isso o que propõe o Mestrado em Direito e Sociedade da Universidade La Salle. “É o único no Brasil que se ocupa do estudo do Direito e da Sociedade. Com ênfase na Sociologia do Direito, as pesquisas produzidas têm - obrigatoriamente - a experimentação empírica. Isso faz com o que o profissional do Direito vivencie a prática das relações sociais e aprimore seu olhar teórico. Dito de outro modo, é neste curso que se descobre porque a "lei (não) pega"?”, detalha a coordenadora do PPG, Prof.ª Dr.ª Renata Almeida da Costa.

As inscrições para o Mestrado em Direito da Universidade La Salle estão abertas até o dia 18/06. Saiba mais AQUI.

Foco em prática e internacionalização

Além dessa característica única, o Mestrado em Direito e Sociedade incentiva as idas a campo, tanto no Brasil quanto no exterior: “Nosso curso realiza viagens de estudo anuais tanto para países da América Latina, América Central e Europa. Nossos alunos já estiveram apresentando trabalhos no Uruguai, na Argentina, no México, na Costa Rica, nos Estados Unidos, em Portugal, na França, na Espanha e na Itália. Convênios com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e outras instituições europeias permitem que estudos e pesquisas de campo sejam realizadas como atividades integrantes do currículo”, detalha Renata. Esse perfil internacional pode ser percebido também no currículo dos professores que integram o corpo acadêmico, a maioria renomados nacional e internacionalmente, integrantes grandes redes acadêmicas globais.

A Universidade La Salle também sedia anualmente o congresso Sociology Of Law. Na última edição, uma das palestras mais prestigiadas foi a do Prof. Dr. François Ost, da Universidade Saint-Louis. Confira AQUI como foi o evento.

Quem ingressa no Mestrado em Direito da Universidade La Salle participa de grupos de pesquisa e estudos, recebe a assistência de professores estrangeiros por meio de videoconferência e presencial, consulta um rico acervo bibliográfico e entre outras vantagem: “Profissionais do Direito - tanto da iniciativa privada quanto do serviço público - encontram na Universidade Lasalle o acesso às mais contemporâneas metodologias e ferramentas de ensino e de aprendizagem que só uma instituição filantrópica, secular e internacionalizada como a LaSalle possui”, finaliza Renata.