Com a rotina cada vez mais corrida nos grandes centros, muitas instituições ao redor do mundo estão investindo na Educação a Distância (EAD). O Unilasalle Canoas também está se preparando para ofertar mais uma forma de aprendizagem para os estudantes. Nos últimos dias, comissões avaliadoras do Ministério da Educação (MEC) estiveram em sete polos, que são sedes de apoio ao aluno, para avaliar a estrutura física e de profissionais. O resultado das avaliações foi divulgado essa semana. Os polos de Caxias do Sul, Pelotas e Canoas receberam nota 5, a nota máxima. Os polos de Manaus (AM), Niterói (RJ), Sobradinho (DF) e São Paulo (SP) foram avaliados com nota 4. “Mostra que estamos melhorando e indo pelo caminho certo. Numa tabela a nota 4 valeria por 8,5 ou 9. O 5 é o máximo. É sinal de que todas as informações que apresentamos para o MEC estão de acordo com o que o eles desejam”, avalia o gestor de EAD no Unilasalle Canoas, professor Mario Pool.

O professor explica que, apesar do ensino ser a distância, a sede física de apoio ao estudante é uma exigência do MEC:  “Ele deve ter um espaço para buscar auxílio quando precisar. Se ele precisa de um livro, precisa ter uma biblioteca. Precisa usar um computador, tem que ter um laboratório de informática. Ele precisa de uma explicação, ele deve ter um professor para tirar essa dúvida. Se ele precisa de um documento, ele deve ter acesso a um local físico para isso”.

O Unilasalle Canoas está no processo de credenciamento de 20 polos em todo o Brasil. Ainda falta a divulgação a avaliação de 10 polos. Depois dessa etapa, acontece uma avaliação dos cursos, na sede em Canoas. E por fim, após adaptação de estruturas internas e finalização da plataforma do EAD, os cursos começam a ser ofertados. A expectativa é de que os primeiros módulos sejam lançados no segundo semestre de 2017. Entre os cursos do EAD Unilasalle Canoas estão pedagogia, administração, ciências contábeis e tecnólogos.

A Pró-reitora de Graduação, Vera Lúcia Ramirez, destaca a evolução do ensino a distância, que hoje obtém resultados tão bons quanto o presencial: “Nós buscamos um modelo pedagógico sério, comprometido e diferenciado. E existem estatísticas de que alunos de um EAD com qualidade têm dado respostas ótimas no Enade, porque ele lê mais, se informa mais”, explica.

“O estudante escolhe de acordo com o ritmo de vida por fazer o presencial e vir todos os dias para aula. Ou se ele só pode um dia por semana, ele faz o EAD e com valor mais baixo. Essa escolha está ligada a um perfil de aluno. São pessoas que estão trabalhando, acima de 24 e que querem conciliar o trabalho com a graduação”, completa o professor Mario Pool.