Um dos momentos mais tensos para os jovens atualmente é a escolha de que Curso e Profissão/Carreira seguirem. As ofertas cresceram nos últimos tempos e com maior liberdade para as escolhas, surgem também as dúvidas. A Prof.ª. Me. Graciema Rosa, que é Psicóloga e faz parte da equipe do Marketing Relacionamento Vestibular do Núcleo de Apoio ao Estudante da Universidade La Salle, dá cinco dicas que podem ajudar quem está nesse processo:

- Conhecer as características da sua personalidade/autoconhecimento:

Isso pode favorecer a aproximação e assertividade diante de um Curso ou outro. Por exemplo, o perfil de personalidade/características pessoais de um estudante que pretende cursar Odontologia, é diferente de outro que deseja tornar-se um Jornalista.  É importante estar atento a isso, para ter uma personalidade compatível com o que exigirá o Curso e, depois, o mercado de trabalho.

- Identificar suas habilidades:

Perceber se existe uma área na qual você tem facilidade: Se você tem habilidades físico/matemáticas e escolhe uma das Engenharias, sua chance de sucesso é grande. Se você não tem habilidade na área, o percurso como estudante e profissional poderá ser mais difícil.

- Pesquisar opções:

Visite sites de instituições e pesquise as opções ofertadas. Observe, analise, compare as Grades Curriculares dos Cursos de sua preferência. Como atualmente muitas profissões estão surgindo, é importante conhecer todas para fazer a melhor escolha. Uma visita ao local onde você pretende estudar também pode ser interessante para tirar dúvidas.

- Ficar atento às profissões de sua família:

É importante manter a independência na sua escolha, mas não faz mal levar em conta a cultura familiar e como isso pode inspirar a sua decisão. Se houver conflito, busque fortalecer sua escolha pessoal, manter o seu desejo.

- Conhecer a realidade profissional e o mercado de trabalho:

Converse com um ou mais profissionais da área que você pretende escolher. É importante conhecer a realidade da profissão e o mercado de trabalho, assim como o lado positivo e as dificuldades das profissões, para no futuro não se arrepender.

Teste Vocacional pode ajudar

Uma opção que pode auxiliar quem está buscando respostas no decorrer da escolha da futura profissão é a realização de um bom Teste Vocacional Profissional, como uma das ferramentas interessantes e esclarecedoras. A Universidade La Salle tem uma equipe que em 2017 deve realizar esse trabalho em 25 escolas parceiras, tanto da rede pública quanto particular.

No dia 17/05 o Teste Vocacional AIP (Avaliação de Interesses Profissionais) foi aplicado nos formandos de Ensino Médio do Colégio Espírito Santo, em Canoas. Inicialmente os (as) alunos (as) participam de uma conversa sobre a temática, depois preenchem a Avaliação de Interesses Profissionais. Algumas semanas depois, em uma nova visita a escola, a Prof.ª. Me. Graciema e seis Monitoras de OP, estudantes do Curso de Psicologia da Universidade La Salle, entregam para cada aluno o Registro de Resultados de seu Teste, contendo um Gráfico com 10 possíveis campos de conhecimento de seu maior interesse, com realce de suas preferências dentre estes campos. Acompanha este Gráfico um parecer que explica e orienta o aluno quanto aos possíveis cursos e futuras profissões em que poderá ter êxito. “Eles têm aflições, porque hoje existe uma variedade de cursos. A dinâmica das demandas profissionais na atualidade é rápida, mudam as necessidades e o mercado de trabalho torna-se cada vez mais exigente”, explica Graciema.

A professora relata que o cruzamento de dados entre os resultados das escolhas dos alunos, seu ingresso e permanência no curso escolhido, confirmam a importância deste trabalho prévio de Orientação Vocacional Profissional: “Acreditamos que a realização deste trabalho preventivo de Orientação Vocacional Profissional, possibilita maior grau de assertividade na construção da carreira profissional e diminui a evasão universitária, por dar uma segurança maior para os alunos e alguma tranquilidade nesse complexo momento de escolha da futura profissão”, finaliza a professora.