É difícil encontrar alguém que não fique desconfortável ou nervoso em uma entrevista de emprego. A fase de procura por uma vaga é cercada de ansiedade e espera. Para tornar esse processo mais satisfatório confira abaixo dez dicas que estão nos cursos de capacitação oferecidos pelos alunos do curso Gestão de Recursos Humanos, da Área de Gestão e Negócios, da Universidade La Salle:

Fique atento às suas postagens nas redes sociais: muitas empresas verificam os perfis on-line dos candidatos. Portanto, avalie como está comunicando sua imagem.

Estude a empresa: pesquise sobre a empresa para a qual você está se candidatando através de pessoas que trabalham ou trabalharam lá. Acesse o site da empresa, conheça seus produtos ou serviços, o modelo e a característica de gestão. Estas informações também auxiliam a analisar sua identificação com a organização.

Conhecimento nunca é demais: enquanto estiver procurando emprego, aproveite para se atualizar. Faça cursos de curta duração ou capacitações. Outra dica é procurar aplicativos para smartphone que possam ajudar no seu aprendizado.

Projetar o momento da seleção: simular que está participando de entrevistas, pode ser em frente ao espelho, sozinho, ou com a ajuda de algum familiar ou amigo. Também é importante treinar a escrita, pois podem ser solicitados textos ou biografias. Chegar cedo, ter tempo para encontrar o local agendado e ficar observando o ambiente também contribuem para a preparação.

Visão realista de si: Não se supervalorizar, nem se menosprezar ao descrever a si próprio. Reconhecer suas necessidades de desenvolvimento é importante, bem como apontar como está buscando conquistar condições mais qualificadas. Os talentos que são identificados pelos colegas e pelos líderes com quem trabalhou ajudam também  a indicar suas características, mostrando as suas contribuições às organizações.

Cuidado com ofertas de emprego on-line: ficar atento às ofertas que são feitas pela internet. Nem sempre os sites são confiáveis e, algumas vezes, exigem o pagamento de taxas. Sempre busque vagas no site oficial da empresa ou de órgãos públicos.

Utilize foto solicitado ou pertinente: a foto não é item obrigatório no currículo. Seu uso precisa ser avaliado enquanto informação, pois qualquer escolha a partir da aparência pode indicar discriminação, o que é proibido pelo Ministério do Trabalho.

Trabalhador com deficiência: identifique-se pois diversas empresas têm vagas direcionadas para PCDs e isso pode ser um diferencial.

Atenção à linguagem: tanto na linguagem falada quanto na escrita, procure não usar gírias, não ser demasiadamente informal e usar as normas da língua portuguesa. Este cuidado indica respeito ao ouvinte e formação cultural.

Não fale mal de experiências anteriores: ao relatar o porquê de sua saída das empresas seja breve, sincero e objetivo. Críticas e considerações relativas aos empregos anteriores não fazem sentido num processo seletivo. Contudo, fazer auto-crítica e perceber crescimento profissional ao longo de sua trajetória – mudanças, aquisições, entendimentos – pode indicar que as experiências trouxeram aprendizado.

Cursos de capacitação no SINE

Informações como estas são debatidas com os trabalhadores que participam dos cursos de capacitação realizados pelo curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade La Salle em parceria com a FGTAS, na agência do Sine de Canoas. A atividade é semanal: acontece nas segundas-feiras das 10h às 12h, com inscrição prévia, aberta aos trabalhadores que buscam vagas e interessados da comunidade. Há também a oferta de atendimento psicossocial individual, com horário agendado, para os trabalhadores que encontram dificuldades para se inserirem ou retomarem suas posições no mercado de trabalho. A parceria entre as instituições acontece desde setembro de 2015, contabilizando 246 trabalhadores capacitados e 22 trabalhadores que receberam atendimento psicossocial.

A coordenadora do curso de Gestão em Recursos Humanos, Prof. Drª. Denise Ziliotto relata que a atividade de extensão permite concretizar o compromisso comunitário da universidade, oportunizando também espaço para os alunos ampliarem prática profissional. “O curso de capacitação tem como objetivo compartilhar informações que favoreçam a inserção no mercado de trabalho e o atendimento psicossocial busca acompanhar o trabalhador diante da experiência do desemprego. Salienta-se número significativo de trabalhadores que conseguem inserção profissional e dão continuidade a sua formação escolar incentivados pelas atividades do projeto”, completa a professora. Neste semestre são responsáveis pelos atendimentos as alunas Edineia Orsatto, Claudia Krachefski, e Jessica Barbieri, do curso de gestão de RH e Denise Jordão de Souza, do curso de Psicologia.