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O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvida por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Através de parcerias com escolas de Educação Básica da Rede Pública, promover o aprendizado e a iniciação da prática docente. Este projeto oportuniza à IES a constituição de espaços de integração entre a formação inicial e continuada de professores, através do intercâmbio entre saberes e atividades práticas. O desenvolvimento profissional dos futuros docentes se faz necessário através do domínio/produção/desenvolvimento de determinadas competências e saberes. O conhecimento profundo das áreas do saber e as práticas pedagógicas auxiliam na construção de competências/habilidades necessárias à docência.

Entendemos que os conhecimentos pedagógicos produzidos nas instituições de formação profissional necessitam da prática docente a fim de se constituírem em um saber ancorado na tarefa complexa de ensinar. Assim, é fundamental investir nas vivências dos futuros professores, no trabalho coletivo e de responsabilidade colaborativa como instância de desenvolvimento profissional. Estes espaços privilegiados oportunizam ao futuro professor desenvolver competências e habilidades cognitivas como também fortalecem suas crenças, valores e princípios da profissão docente.

A Universidade La Salle integra-se à CAPES, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que aproxima os cursos de licenciatura da realidade escolar, estimulando a integração entre os diferentes espaços de educação e promovendo a melhoria dos índices de desenvolvimento da Educação Básica.

Objetivos

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