Qual é o perfil do Pedagogo?

Pedagogos tem um “olhar de Raio-X” sobre a cultura, percebendo rapidamente as referências presentes naquilo que está em nosso cotidiano. Essas referências são traduzidas por esse profissional na forma de metodologias ativas e chaves de leitura que se constituem dinâmicas de ensino e aprendizagem para crianças, jovens e adultos, no ambiente escolar e outros ambientes similares. Pedagogos aprendem a aprender e, por isso, se tornam mediadores culturais de aprendizagem.

Por que na Universidade La Salle? 

Na Universidade La Salle a Pedagogia integra a Área de Educação e Cultura e, em função disso, tem seu currículo enriquecido por uma dinâmica interdisciplinar de aprendizagem junto às demais licenciaturas. Além disso, a Instituição vem trabalhando no âmbito de concepção educacional como mediação cultural e, de maneira concreta, abrindo espaços de pesquisa e aprendizagem mediados pelas linguagens midiáticas e pela cultura pop. O curso de Pedagogia tem tradição de 35 anos em Canoas, consolidado entre a comunidade e vinculado a grupos de pesquisa do Mestrado em Educação.

Onde trabalha o pedagogo?

Em sala de aula de escolas públicas e particulares, atuando na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano). Também pode ser educador de instituições de atendimento à criança e ao adolescente, como ONG´s ou programas sociais e/ou filantrópicos.

Licenciatura: 8 semestres de duração